| |
Athelas
A planta medicinal Real
Uma planta medicinal também conhecida pelo seu nome Westron – Folha do Rei - ou Quenya - Asëa Aranion. As suas folhas de agradável cheiro doce possuíam virtudes medicinais especialmente nas mão dos descendentes da casa Real de Númenor. No final da Terceira Era o conhecimento das suas propriedades e métodos de uso estavam praticamente perdidos na Terra Média. Athelas podia seu utilizada para atenuar a dor, mas a sua propriedade mais importante era o poder para combater os efeitos do hálito negro dos Nazgûl. Apenas nas mãos do Rei, descendente da linhagem de Elendil, podia o total potencial desta planta ser liberto. Athelas foi trazida para a Terra Média pelos Númenoreanos e podia ser encontrada em locais onde os Homens do Ocidente costumavam habitar ou acampar. Locais esses tais como a zona circundante ao Cume do Tempo e as florestas de Lossarnach em Gondor. A Planta Athelas possuía longas folhas que libertavam um agradável e pungente aroma doce. Este aroma tinha um efeito refrescante e revigorante para todos quantos o inalavam.
Aragorn utilizou os poderes da Athelas para aliviar a dor de Frodo quando este foi ferido por uma lâmina de Morgul pelo Senhor dos Nazgûl no Cume do Tempo. Ele partiu as folhas e mergulhou-as em água em ebulição e de seguida banhou o ombro ferido de Frodo que de imediato sentiu o frio e a dor aliviarem e diminuírem. Contudo os poderes da Athelas não o puderam curar por completo pois ainda existia um espigão da lâmina de Morgul alojado no seu corpo que apenas Elrond conseguiu remover. Quando Frodo e Sam foram feridos durante a luta em Moria, Aragorn usou o que lhe restava das folhas de Athelas que havia colhido perto do Cume do Tempo para tratar as suas feridas.
Após a Batalha dos Campos de Pelennor, Éowyn, Merry e Faramir ficaram gravemente doentes devido ao seu contacto com o Nazgûl. Nas casas de sarar, Aragorn pediu que lhe levassem Athelas, nome que Ioreth mulher sabia de Gondor, reconheceu como Folha-do-Rei, mas o Mestre-de-ervas disse não possuir essa planta pois não lhe conhecia nenhuma virtude excepto talvez purificar o ar poluído ou expulsar uma opressão passageira, a menos que se acreditasse na antiga rima:
When the black breath blows and death's shadow grows and all lights pass, come Athelas! come Athelas! Life to the dying In the king's hand lying!
Quando o hálito negro sopra A sombra da morte cresce E todas as luzes se extinguem, Vem, Athelas! Vem, Athelas! Vida para os moribundos Na mão do rei depositada!
Pelo menos seis folhas foram encontradas e Aragorn partiu duas e mergulhou-as em água quente para cada um dos pacientes, instantaneamente o seu doce aroma encheu a sala provocando bem-estar e diferentes sentimentos e sensações a todos os presentes, despertando os doentes.
| Notas: |
Etimologia:
Em Anglo-saxão, aethel (æðele) significa “nobre”.
Athea (ou athaya) é provavelmente uma palavra em Vanyarin que significa “benéfico, auxiliador”.
Em Sindarin, las significa “folha”.
Por tudo isto há uma grande possibilidade de o significado de Athelas ser “Folha Nobre” (Folha-do-Rei) ou “Folha benéfica”.
Foil significa “folha”(do francês “foille” e do latim “folia”), como tal kingsfoil significa Folha-do-Rei.
É provável que Asëa seja uma outra forma de athea, de seu significado “benéfico” , ou poderá estar de alguma forma relacionada com o termo lasso que significa “folha” em Quenya.
Aranion tem como significado “do Rei”
Como tal, o possível significado para asëa aranion será “benéfica [folha] do Rei” ou “Folha dos Reis”.
|
|
|