A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z 

 
  Entrada >> Linguística >> Runas
 
 
Runas


Caracteres inventados por Daeron de Doriath

Data: Anteriores ao início da Primeira Era
Origem: inicialmente criadas por Daeron de Doriath (1)
Significado: do Nórdico arcaico rún, que significa símbolo mágico (2)
Outros nomes: Cirth

Sistema de escrita baseado em formas angulares que podiam ser facilmente gravadas em madeira ou pedra. Criadas por Daeron de Doriath para representar palavras Sindarin, as runas vieram a ser largamente usadas por outras raças que não os Elfos, especialmente pelos Anões.

(1) Na verdade, é claro, as runas são uma família verídica de alfabetos históricos, com a sua origem aproximada no século terceiro (antes/depois?), e as runas presentes nas obras de Tolkien baseiam-se numa forma muito mais tardia, pertencente ao período Anglo-Saxónico. No universo de Tolkien, parece que as nossas runas históricas supostamente descendem das runas de Daeron. De facto, ao comparar o alfabeto rúnico dos Anões com o Anglo-Saxónico, Tolkien diz, “existe sem dúvida uma ligação histórica entre ambos” (As cartas de J.R.R. Tolkien, n.º 24, datada de 1938).

(2) Na tradição Nórdica, as runas têm um simbolismo mágico, e “lançar as runas” era uma forma de ver o futuro. Tais conotações mágicas não existem nas obras de Tolkien, onde aquelas são apresentadas apenas como um sistema de escrita.
Ainda sobre a origem das runas, deve ter-se em atenção que, embora a palavra moderna “runa” descenda certamente do Nórdico arcaico rún, parece ter sido igualmente influenciada pelo verbo inglês arcaico rúnian, “sussurrar”, pelo que as runas são literalmente “sinais sussurrados”

 

Projecto da antiga comunidade Tolkienianos Portugal

Página carregada em 0.076 segundos