| |
Runas
Caracteres inventados por Daeron de Doriath
Data: Anteriores ao início da Primeira Era Origem: inicialmente criadas por Daeron de Doriath (1) Significado: do Nórdico arcaico rún, que significa símbolo mágico (2) Outros nomes: Cirth
Sistema de escrita baseado em formas angulares que podiam ser facilmente gravadas em madeira ou pedra. Criadas por Daeron de Doriath para representar palavras Sindarin, as runas vieram a ser largamente usadas por outras raças que não os Elfos, especialmente pelos Anões.
(1) Na verdade, é claro, as runas são uma família verídica de alfabetos históricos, com a sua origem aproximada no século terceiro (antes/depois?), e as runas presentes nas obras de Tolkien baseiam-se numa forma muito mais tardia, pertencente ao período Anglo-Saxónico. No universo de Tolkien, parece que as nossas runas históricas supostamente descendem das runas de Daeron. De facto, ao comparar o alfabeto rúnico dos Anões com o Anglo-Saxónico, Tolkien diz, “existe sem dúvida uma ligação histórica entre ambos” (As cartas de J.R.R. Tolkien, n.º 24, datada de 1938).
(2) Na tradição Nórdica, as runas têm um simbolismo mágico, e “lançar as runas” era uma forma de ver o futuro. Tais conotações mágicas não existem nas obras de Tolkien, onde aquelas são apresentadas apenas como um sistema de escrita. Ainda sobre a origem das runas, deve ter-se em atenção que, embora a palavra moderna “runa” descenda certamente do Nórdico arcaico rún, parece ter sido igualmente influenciada pelo verbo inglês arcaico rúnian, “sussurrar”, pelo que as runas são literalmente “sinais sussurrados”
|
|