| |
Mearas
Os cavalos de Rohan. Uma raça orgulhosa e forte de cavalos selvagens, que não permitiam que ninguém os montasse. Um deles foi capturado como um potro por Léod, dos Éothéod, mas quando Léod o tentou montar, partiu a galope e derrubou-o, matando-o. Então, Eorl, filho de Léod, procurou o cavalo, disse-lhe que tinha uma dívida de sangue para com ele e deu-lhe o nome de Felaróf. O cavalo compreendia tudo quanto os Homens diziam, mas só permitia que Eorl o montasse, sem freio nem rédea. Estes eram os Mearas, que não transportavam ninguém além do rei da Marca ou dos seus filhos, até que apareceu Facho de Sombra, que permitiu que Gandalf o montasse durante a Guerra do Anel.
Embora quase toda a gente defenda que Mearas se refere a uma raça de cavalos, há quem defenda que Meara foi uma palavra adoptada (criada) pelos Rohirrim para designarem os cavalos mais poçantes de cada época. Ambas as teorias não podem ser provadas nem refutadas, face à falta de provas ou textos que desenvolvam mais o tema.
Origem: Os Homens acreditavam que os Mearas tinham sido trazidos para a Terra Média pelo Vala Béma (ou Oromë, como era chamado entre os Eldar), e que eram descendentes do seu grande cavalo branco, Nahar. No entanto, também há a possibilidade de terem sido trazidos para a Terra Média por Fëanor, quando embarcou em Araman nos barcos dos Teleri, pois trouxe muitos cavalos de Valinor. Muitos dos progenitores destes cavalos foram mais tarde dados a Fingolfin por Maedhros, como compensação das suas perdas na travessia do Helcaraxë; e rapidamente se multiplicaram com a rica erva de Ard-galen.
| Notas: |
| Principais feitos: - ROCHALLOR: o grande cavalo de Fingolfin, que o acompanhou na sua última cavalgada quando o Alto Rei desafiou Morgoth para um combate singular. - FELARÓF – O cavalo de Eorl, que o acompanhou na grande cavalgada do Norte para o Campo de Celebrant, em auxílio de Cirion. Tombou com o dono em combate no Wold. - CRINA DE NEVE (Snowmane): O cavalo do Rei Théoden de Rohan, que foi trespassado com um dardo negro enviado pelo Senhor de Morgul na batalha dos Campos de Pellenor. Ao cair, foi a causa da morte do dono. - FACHO DE SOMBRA (Shadowfax) – O único dos Mearas que quebrou a tradição, e permitiu que Gandalf o montasse, sendo o seu companheiro incansável durante a Guerra do Anel. Partiu com Gandalf para Ocidente.
|
|
|